top of page

Desabamento na SQN 210 Bloco C


Hoje, dia 4 de fevereiro de 2018, por volta das 06:00h aconteceu mais um acidente envolvendo um edifício residencial. Foi o edificio da Quadra 210, Bloco C na Asa Norte, onde uma laje cedeu atingindo mais de 20 veículos que estavam estacionados na garagem, mas sem vítimas fatais.

Infelizmente, quase sempre temos que ver tragédias como essas para conscientizar a população, de um modo geral, e o poder público a tomar providências de modo a minimizar os riscos de ocorrências como essas.

Assim foi o caso no estado do Rio de Janeiro, onde em 2012 três edifícios ruíram próximo ao Teatro Municipal, causado por reformas em um deles sem o devido acompanhamento técnico, resultando na elaboração da primeira versão da NBR 16.280 em abril de 2014 e na Lei Estadual n. 6.400 de 05/03/2013, onde instituiu a obrigatoriedade de inspeção periódica por profissionais ou empresas habilitadas junto ao CREA ou CAU/RJ.

Temos que nos conscientizar que o condomínio, assim como um veículo, necessita de cuidados constantes do proprietário e do responsável, eleito em assembleia.

A Engenharia Diagnóstica possui ferramentas para avaliar os sistemas construtivos existentes, prolongando inclusive a sua vida útil, uma dessas ferramentas é a inspeção técnica predial que deve ser realizada de forma periódica por profissionais ou empresas habilitadas e capacitadas, orientando a execução de manutenções preditivas, preventivas e corretivas, de modo a trazer segurança aos moradores e aos seus bens materiais.

Eng. Civil Caio C. Madrid Magalhães

Bacharel em Direito

Diretor IBAPE/DF

Eng. Eletricista Eron C. S de Andrade

Pós-Graduado em Auditoria, Avaliação e Perícias de Engenharia

Presidente do IBAPE/DF

bottom of page